Travel

10 dicas sobre design de som criativo

Creative Sound Design

Não há melhor maneira de se destacar de uma multidão cada vez maior de produtores de música e elevar sua música fora da norma do que criar sua própria assinatura sonora. Também é muito mais fácil do que você imagina - e você pode já ter todas as ferramentas de que precisa.
Siga estes ponteiros de produção para alcançar seu próprio nirvana sonoro…

1. Reserve o tempo 


Dicas criativas de design de som 1
Junkie XL

Um ótimo design de som não pode ser apressado, então antes de fazer qualquer coisa, reserve algum tempo para isso - sessões regulares, se puder. Siga o exemplo do designer de som Junkie XL, que se reserva todos os domingos apenas para criar som.
Ok, talvez isso seja um pouco exagerado - se você é como nós, os domingos são sobre comer e beber o máximo que você puder - mas se você planeja sessões dedicadas para criar som, como você provavelmente já faz para criar música, então você Descobri que essas sessões de fazer música fluem muito melhor quando você usa os ingredientes originais que as sessões de design de som produziram.

2.  Comece com algo simples

Dicas criativas de design de som 2

Você ficará surpreso com o que você pode fazer com ingredientes básicos. Comece com algo simples - um pequeno trecho de onda sinusoidal, chute ou caixa - e simplesmente faça um loop, processe e afete-o com as ferramentas da sua DAW, uma a uma.
Não apenas você descobrirá mais sobre as ferramentas à sua disposição, você provavelmente usará os efeitos que nunca explorou antes e começará a perceber como suas opções de design de som são realmente ilimitadas. É uma abordagem de scattergun, mas você aprenderá mais sobre seus efeitos e processadores aplicando-os a algo simples. E agora vamos virar esse conselho em sua cabeça ...

3.  E então vá complexo

Dicas criativas de design de som 3
E o oposto disso é pegar algo mais complexo, como uma pausa completa na bateria ou uma linha vocal, e então focar em um efeito particular e explorar tudo dentro dele. Alguns DAWs têm recursos de destaque que podem realmente ajudar aqui - o Live é repleto de recursos baseados em distorção e loop, o Logic tem seus efeitos no Pedal Board - onde você pode jogar com várias opções em um efeito ou conjunto de efeitos para alterar radicalmente som único e design algo completamente novo a partir dele.

4.  Seja dramático e óbvio

Dicas criativas de design de som 4
Se você quiser resultados instantâneos, então vá para os efeitos dramáticos em sua DAW - estes são os bitcrushers, os moduladores, os simuladores de amp e os filtros. Ou simplesmente inverta a amostra e adicione algum ruído. Estes são os tipos de efeitos em que um simples toque de um único mostrador lhe dará bastante drama.
Eles são os incentivadores da multidão e, às vezes, as escolhas óbvias, mas é para isso que servem, por isso, aproveite ao máximo as ferramentas à sua disposição. E então é hora de sair em uma tangente ...

5. Corrente, corrente

Sim, esses efeitos na dica 4 podem ser as opções óbvias, então agora considere encadear-los e então reordenar essa cadeia para alguns sons menos óbvios e mais personalizados. Salve suas melhores correntes enquanto as descobre e reserve tempo para aplicá-las em uma variedade de fontes.
Na verdade, você pode salvar tudo o que você faz e começar a criar sua própria biblioteca de amostras com os resultados - uma coleção completa que ninguém mais possui!

6.  Aprenda bem um instrumento

Dicas criativas de design de som 6
Uma dica que pode ser aplicada a praticamente todos os assuntos em todo o mundo da produção eletrônica é aprender um instrumento em seu arsenal tão bem que você pode usá-lo para criar praticamente qualquer som que quiser. Sério, se você aprender as nuances, camadas e personagens de, digamos, apenas um sintetizador, com o tempo, descobrirá que estará criando novos sons de uma maneira mais rápida e inteligente, e aprenderá a si mesmo Muito sobre esculpir o som no processo.

7. Camada 

Dicas criativas de design de som 7
Uma das maneiras mais óbvias de fazer um som seu é colocar sons juntos. Softwares como o Reason, com seu ótimo Combinator, tornam as camadas mais criativas, então explore todas as suas opções de mistura. No entanto, as camadas podem ser tão fáceis quanto carregar em alguns arquivos de áudio e reproduzi-los juntos - embora não se esqueça de ser criativo em seu EQing, para que eles se misturem, em vez de apenas tocar ao mesmo tempo.

8. Grave, grave

De um modo geral, enquanto você está experimentando, você deve gravar tudo o que fizer à medida que avança. Você pode começar um processo em particular, obter alguns resultados fantásticos e, quando voltar ao que pensava estar fazendo, esses resultados podem não parecer tão bons quanto antes. 
Portanto, capture cada momento e, em seguida, certifique-se de obter um sistema de arquivamento decente e lógico para os resultados. Não basta chamar o baixo grave que você criou 'sample 1', por exemplo. Talvez tente 'baixo uivando profundo' em vez disso ...

9. E grave novamente

Dicas criativas de design de som 9
Leve um gravador onde quer que você vá - um gravador de som, não um insturment rudimentar de instrumentos de sopro - ou obtenha um aplicativo decente para o seu telefone. Você nunca sabe quando o clima, as pessoas, a indústria, os animais, as cidades ou a natureza lhe proporcionarão o melhor cenário atmosférico para suas músicas, então esteja pronto para gravá-las quando o fizerem.

10. Não tenha medo de roubar

Dicas criativas de design de som 10
Ajustar um filtro em uma predefinição dentro de um sintetizador e chamá-lo é bastante atrevido, mas considere armazenar os parâmetros de um ótimo som de um sintetizador, inicializando esse mesmo sintetizador e restaurando gradualmente os parâmetros armazenados para se aproximar do som original. .
Enquanto você está passando por esse processo de engenharia reversa, você ouvirá algo grandioso ao longo do caminho que você pode chamar de seu, e crucialmente, você aprenderá muito sobre o sintetizador no negócio.